quarta-feira, 2 de agosto de 2017

TEMPO DE DESPERTAR



Amigos leitores, vou procurar abordar neste artigo, um tema que já há algum tempo, venho observando em meu consultório e em conversas com as pessoas com as quais convivo.
Trata-se da perda do sentido profundo da existência, traduzida numa angústia crescente e num vazio existencial que acaba desembocado em processos depressivos de toda monta.
Os indivíduos, imersos no imediatismo de nossa sociedade materialista, deixam-se envolver num turbilhão de atividades cada vez mais numerosas que objetivam a conquista de uma situação de vida mais confortável, onde a riqueza material é prerrogativa indispensável à felicidade plena.
Mas...isso será realmente verdadeiro?
O Dr. Edward Bach, criador na idade moderna da terapia com essências florais, alicerçado em lições de ensinamentos esotéricos milenares, afirma que somos uma Essência imortal, criada por Deus e fadada à evolução contínua.
Tal processo de crescimento e aprendizado constante se faz por sucessivos estágios na matéria conhecidos como Encarnação. A Doutrina Espírita, codificada por Alan Kardec em meados do século IXX reafirma essa verdade, mostrando-nos que o Ser Humano possuiu uma dupla natureza, a saber a sua condição natural de Essência espiritual e a natureza secundária e transitória – a condição material – que adquire ao encarnar em um corpo físico afim de estagiar neste mundo tridimensional.
Em outras palavras, somos uma Essência imortal, transitóriamente ocupando um corpo físico que se expressa como uma personalidade específica estruturada pelos padrões que traz de encarnações passadas, pelo aprendizado educacional da família em que renasce e pelo influência do meio ambiente em que se propõe a viver.
E, nesse ponto, percebo que acabamos por cair numa sedutora ilusão ao acreditar que nosso único objetivo é lutar pela sobrevivência e vencer no mundo material nos transformando num cidadão próspero e bem sucedido.
O ego passa a priorizar a natureza material e mergulha numa busca interminável de ter coisas, ganhar dinheiro, caindo numa verdadeira armadilha, pois nunca estamos saciados, sempre queremos mais e mais coisas, mais e mais poder, mais e mais dinheiro.l
E a ilusão de desfaz quando percebemos que tudo que conseguimos conquistar em termos materiais aqui deixamos compulsoriamente quando nosso corpo, pelas leis naturais envelhece e se extingue, retornando ao reino da matéria. Aí então, o que acontece?
A Essência retorna ao mundo espiritual – seu habitat natural e constata (quando consegue) que nada trouxe consigo de verdadeiro que acrescente alguma coisa ao seu patrimônio espiritual.
O remédio para se evitar essa grande desilusão é a criatura despertar para as reais finalidades da Vida perguntando-se – quem sou eu? Quais os reais objetivos da minha existência? Qual o sentido da vida?
Perguntas pertinentes e necessárias, principalmente nos dias atuais...
Profetas e profecias de todos os tempos nos falam de que estamos a viver uma grande transição na história da humanidade e do planeta, onde a sociedade deverá renovar-se para a concretização de seu verdadeiro e fundamental destino que é a fusão do homem material com o homem espiritual para a manifestação sublime do Homem Integral.
Cabe a cada um, nesse grave e precioso momento planetário, despertar para a necessidade urgente do autoconhecimento, da percepção de que estamos todos interconectados e de que a verdadeira felicidade não poderá acontecer individualmente e sim através do cultivo e da compreensão dos valores fraternos que devem nos unir a todos.
Um novo mundo está em construção...
A decisão de dele participar está em nossas mãos. Podemos escolher permanecer hipnotizados e sonâmbulos ou despertar para uma nova realidade que se avizinha.
A escolha é de cada um...
É tempo de despertar!!

Um comentário:

  1. Querido amigo e irmão Luiz Sérgio, você publicou este texto dois anos e meio atrás... e ele continua mais atual do que nunca, sobretudo neste momento especial, onde um simples virus obriga ao ser humano a uma pausa de atividades, por todo o planeta! Está posta, diante de nós, a grande oportunidade à reflexão e ao autoconhecimento... para que a autotranscendência ocorra, por todas as partes, rumo ao despertar individual e coletivo, e ao acalento dos novos paradigmas que possibilitarão a edificação de um novo mundo, de uma nova visão sobre o sentido da existência... e de uma nova era onde as sombras do individualismo finalmente se extinguirão, ante o alvorecer da fraternidade há dois mil anos pregada por Cristo!
    Receba um forte abraço, voando por cima dos Andes... do teus amigos e irmãos de ideais,

    Ricardo y Karin

    ResponderExcluir