quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O CONCEITO DE SAÚDE

Via de regra, a maioria das pessoas associa a saúde a um corpo equilibrado e sem doenças. Isso é apenas parte da verdade, pois o conceito de saúde é extenso, complexo e multifatorial. A OMS – Organização Mundial de Saúde definia o termo como sendo o bem estar bio-psico-social do indivíduo. Atualmente, já incorporou o aspecto espiritual em sua definição.
A maioria das pessoas só vai a busca de um médico para aliviar um sintoma, geralmente doloroso que as estejam incomodando ou impedindo de exercer suas atividades cotidianas. Para o médico tradicional, a recuperação da saúde viria com a prescrição de medicamentos ou com o emprego de técnicas específicas para a remoção dos sintomas. Utilizando a definição multifatorial do conceito de saúde, o objetivo do tratamento não seria apenas a eliminação dos sintomas ( geralmente sinais de advertência de que algo não vai bem ) e sim a obtenção de um estado geral de bem estar e de uma melhor qualidade de vida.
Recorro ao dr. Richard Gerber em seu livro – “ Medicina Vibracional” (Ed. Cultrix) para trazer luz a essa questão:
“ Existe grande diferença entre “ausência de sintomas” e bem estar. Nós definimos bem estar como um estado no qual um ser humano opera num nível ótimo de integração entre os elementos do corpo, da mente e do espírito.
O indivíduo que goza de bem estar é aquele que, além de ser feliz, saudável e completo também vê propósito e significado em sua vida. Na definição de saúde e bem estar está implícita uma mudança de consciência que contribui para o aprendizado de novas idéias, ajuda o indivíduo a compreender a si mesmo e, de modo geral, proporciona constante apoio ao crescimento psicológico e espiritual da pessoa.”
Entendendo a saúde como um conceito global, podemos também percebê-la em três níveis específicos:
1 – Em relação a si mesmo:
O avanço das comunicações vem difundindo conceitos que mostram a importância de se cuidar do corpo para a manutenção de uma boa saúde. Campanhas contra o sedentarismo e hábitos mais naturais de alimentação tentam mobilizar cada vez mais a opinião pública. O estresse das mais variadas origens, bem como preocupações com a sobrevivência e a excessiva competitividade são apontados como grandes vilões da saúde. A popularização do conhecimento faz com que a maioria das pessoas tenha acesso a informações que lhes propiciam condições de manter um nível mais adequado de saúde e bem estar. Todos estão mais receptivos a campanhas de vacinação e procedimentos profiláticos em relação a doenças de massa.
2 – No convívio com o outro:
Na área da saúde psíquica, observamos as emoções e os sentimentos sendo a cada dia mais valorizados, levando as pessoas a uma reavaliação contínua na qualidade dos seus relacionamentos. Esse é um tema delicado e complexo, pois o homem que vivia acorrentado a padrões rígidos de conduta, a normas sociais do que se considerava certo ou errado, de repente, viu-se sem parâmetros externos que pudessem nortear suas atitudes. Isso, de certa forma, o deixou confuso. O excessivo materialismo também fez com que descambasse para um individualismo predatório e egoístico. De certa forma, as necessidades econômicas que fizeram a mulher abandonar o seu antigo posto de dona de casa e partir para o mercado de trabalho, desestabilizaram as relações homem-mulher e o que vemos agora é uma sociedade repensando seus valores relacionais como família e casamento. Tal processo de transformação, inevitavelmente, vem acompanhado de uma dose de angústia e incerteza, o que certamente influencia a saúde emocional dos indivíduos.
3 – No equilíbrio do planeta:
Nenhum habitante da Terra em sã consciência poderá alegar ignorância em relação aos problemas ecológicos da atualidade, tais como o aquecimento global, a poluição de mares e rios e o desmatamento desenfreado que vem agravando significativamente a qualidade de vida. Apesar de interesses mesquinhos e egoístas das nações mais desenvolvidas que cínicamente tentam um discurso de retórica que não se vê aplicado na prática, cada vez mais a população se conscientiza de que é preciso se fazer alguma coisa até mesmo para se preservar a vida humana. Assim, podemos também falar em saúde planetária, tema esse que prioriza a importância do equilíbrio entre o homem e sua morada cósmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário