sexta-feira, 22 de setembro de 2017

A CASA MENTAL



É interessante de se observar como a Espiritualidade Superior vem dando suporte às pesquisas e desenvolvimento de conceitos formulados pela ciência terrena. Exemplo de tal fato vamos encontrar no livro No Mundo Maior, do espírito André Luiz – psicografia de Francisco Cândido Xavier (sua primeira edição foi em 1947),onde diversas informações  entram em total sintonia com os conhecimentos científicos atuais.
No terceiro capítulo deste livro, intitulado A Casa Mental, o instrutor espiritual Calderaro, esclarece a Andre Luiz em ocasião que visitavam um enfermo envolto em doloroso processo obsessivo:
“ – Não podemos dizer que possuímos três cérebros simultaneamente. Temos apenas  um que, porém, se divide em três regiões distintas. Tomemo-lo como se fora um castelo de três andares: no primeiro situamos a “residência de nossos impulsos automáticos”, simbolizando o sumário vivo dos serviços realizados; no segundo localizamos o “domínio das conquistas atuais”, onde se erguem e se consolidam as qualidades nobres que estamos edificando; no terceiro, temos a “casa das noções superiores” indicando as eminências que nos cumpre atingir. Num deles moram o hábito e o automatismo; no outro residem o esforço e a vontade; e no último demoram o ideal e a meta superior a ser alcançada. Distribuímos, deste modo, nos três andares, o subconsciente, o consciente e o superconsciente. Como vemos, possuímos em nós mesmos, o passado, o presente e o futuro”.
Agora vejamos a incrível concordância da hipótese formulada pelo autor espiritual com a teoria do cérebro trino, criada pelo neurocientista Maclean (1990). Tal teoria tenta demonstrar que o cérebro humano é produto de um desenvolvimento que vem se processando há milhares de anos desde as espécies mais primitivas. Propõe este cientista que o cérebro pode ser dividido em três níveis. O primeiro destes níveis, o mais antigo, herdado dos répteis, está localizado no tronco cerebral e controla as reações e movimentos automáticos, os hábitos e os comportamentos condicionados. Coordena a entrada e saída de informações e é responsável por comportamentos de autopreservação e de preservação da espécie, como defesa de território, busca de alimento e parceiros para procriação.O segundo nível, compartilhado com mamíferos inferiores é composto por estruturas que formam o sistema límbico, situado ao redor do tronco cerebral. Corresponde ao substrato cerebral que motiva nossas tendências e desejos. É o que se costuma chamar de cérebro emocional.
E, por fim, o terceiro nível, aquisição dos mamíferos superiores, corresponde ao neocortex, constituído pelos lobos frontais e temporais. Aparelha o homem para atividades mais complexas como a capacidade de abstração simbólica e de autopercepção enquanto indivíduo, sendo também responsável pela síntese de todas as informações processadas pelo tronco cerebral e pelo sistema límbico, agora de modo consciente.
Concluímos, voltando aos estudos apresentados pelo instrutor Calderaro a André Luiz que nós, espíritos encarnados na atual faixa evolutiva em que nos encontramos transitamos pelos três andares da casa mental, dependendo do foco de nossa atividade em determinado momento. Se faz necessário,  contudo que não nos fixemos em uma determinada região, o que nos ocasionaria sérios embaraços ao nosso desenvolvimento. Ao leitor interessado, sugiro a leitura completa desta magnífica obra que, a meu ver, constitui-se em verdadeiro tratado de saúde mental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário