sábado, 10 de dezembro de 2011

QUANDO É HORA DE PEDIR AJUDA

Por tudo que vimos observando até agora, fica evidente que o Ser Humano apresenta um impulso irresistível para o crescimento. Mesmo aqueles que não têm muita consciência e vivem meio que no “piloto automático” acabam por se deparar com situações nas quais a vida acaba lhes encostando na parede. São as crises, as perdas, as decepções que não marcam dia nem hora para se apresentar. Geralmente tentamos resolver os problemas sozinhos ou com o auxílio de alguma pessoa amiga. Entretanto, existem ocasiões em que a situação se complica e aí chega o momento de se recorrer a um profissional experiente que nos ajude a atravessar o que os místicos chamam de “a noite escura da alma”.

Uma coisa é certa; temos que concordar que procurar um aconselhamento profissional é difícil e resistimos até o último momento. O preconceito ainda é forte e diz que aquele que procura um psicoterapeuta está louco e, afinal de contas, nós não somos loucos, não é mesmo?...

Existem diversas correntes dentro da psicologia, cada uma com os seus métodos e ferramentas específicas para ajudar a pessoa em conflito. Umas são mais demoradas, outras têm um período breve. Em todas o importante é a questão da empatia, ou seja, terapeuta e cliente têm que estar sintonizados na frequência de mútua aceitação para que o processo possa lograr êxito.

Independentemente da linha que se é seguida, o processo terapêutico apresenta algumas fases bem definidas. Num primeiro instante, a pessoa que procura orientação está em crise, apresentando extrema dificuldade de relacionar-se com o mundo. traz consigo uma postura queixosa e não consegue ver saída para os seus problemas. Nesta fase é incapaz de perceber que também participa dos acontecimentos, acreditando não ter nenhuma responsabilidade pela produção dos conflitos em que se encontra.

Num segundo momento, com o auxílio do terapeuta, a pessoa passa a refletir sobre o próprio conteudo interior, adquirindo maior clareza sobre seus mecanismos de funcionamento na relação com as pessoas e com o mundo. Começa a perceber que entre ele e os outros há um processo de interferência mútua e que não deve se cristalizar na posição de vítima passiva dos acontecimentos.

É importante que a pessoa não espere respostas prontas ou uma espécie de solução para os seus problemas vindas mágicamente por parte do terapeuta. Costumo dizer que nenhum terapeuta cura ninguém – ele é apenas (e como é difícil sê-lo!) um facilitador no caminho da pessoa para que ela encontre suas próprias respostas. Ninguém vai lhe dizer – faça isso ou faça aquilo! Até porque os caminhos da vida são individuais e o que é bom para uma pessoa pode não o ser para outra.

Quanto mais avança o trabalho da psicoterapia, o cliente entra em outra fase que é a de perceber que pode recuperar o poder de transformar a própria vida, dando novo significado à sua participação no mundo e descobrindo uma nova postura em seus relacionamentos. Com isso, torna-se um indivíduo mais centrado, maduro, pronto a ver a vida com uma nova visão

Se você se encontra perdido, confuso diante de situações nas quais não sabe como agir, não hesite em procurar a ajuda de um profissional qualificado. A grande maioria das pessoas que se submete a processos de psicoterapia, reconhece a validade da ajuda e como tais recursos são importantes na melhora da sua qualidade de vida. Não é feio se ter problemas, nem deixaremos de ser nós mesmos ao admitirmos nossa fragilidade. Talvez nesse momento, ao aceitar que somos inseguros e imperfeitos, começaremos a construção de uma nova pessoa dentro de nós...

trecho do meu livro "Os caminhos do Ser - um guia para o autoconhecimento"

Um comentário:

  1. CONCORDO PLENAMENTE NO EXPOSTO, POIS HÁ UNS 5 ANOS ME VI COM TRANSTORNO PÂNICO. FAÇO TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO DESDE ENTÃO, MAS ENCONTRAR A FORÇA INTERIOR QUE POSSUÍMOS VIVENDO UM DIA DE CADA VEZ E SUBMETENDO-SE A VONTADE DE UM PODER SUPERIOR É O CAMINHO QUE PSICOTERAPEUTA OU OS PSIQUIATRAS NÃO PODEM FAZER PELOS PACIENTES. E ISSO É O DOENTE EMOCIONAL AINDA NÃO ENTENDE QUEREMOS RECEITAS PRONTAS DE COMO NOS CURAR INSTANTANEAMENTE DE UM PROCESSO QUE LEVAMOS ANOS ADQUIRINDO-O.
    GOSTEI MUITO SEU SUA EXPOSIÇÃO. ENCONTREI-A ATRAVÉS DO FACEBOOK.
    NAMASTÊ

    ResponderExcluir